Confira algumas dicas que separamos para que você tenha fotos de boa qualidade dos seus livros. Quando falamos em qualidade, não significa que a foto seja feita com uma câmera profissional, mas sim que a foto exiba com clareza os detalhes mais importantes do livro ofertado.


1. Foto de Capa

A capa do livro é a imagem principal, onde o comprador verá se o livro corresponde ao desejado. Se você vender um livro novo, basta pegar a capa do acervo da Biblioteca Nacional ou similar. Se o livro for usado, prefira fotografá-lo você mesmo, para que o comprador veja as condições da capa do livro.



Imagem ilustrativa.

Foto real do livro.

2. Detalhes das bordas

Mostre as condições gerais do livro quando este tiver estado de usado. Uma das partes que mais se desgastam com o tempo são as bordas dos livros, por isso é importante mostrar ao cliente o que ele realmente está comprando.



Livro com bordas em boas condições.

Livro com bordas em más condições.

3. Detalhes da parte interna

Algumas pessoas têm o costume de fazer anotações nas páginas dos livros. Antes de colocar o livro à venda, folheie página por página para verificar se existem anotações.

Livro com anotações nas páginas.


4. Vários exemplares do mesmo livro

Caso você tenha vários exemplares do mesmo livro da mesma edição e não quer anunciar um por um, fotografe os livros de modo que eles fiquem visíveis na mesma foto. Assim o comprador poderá ter uma ideia da qualidade geral dos livros ofertados.

Vários exemplares do mesmo livro à venda.


5. Iluminação

Verifique se a quantidade de luz para fotografar o seu livro é adequada. Uma iluminação adequada permite que alguns detalhes do livro fiquem mais visíveis.



Livro com pouca iluminação.

Livro com muita iluminação.

Livro com iluminação adequada.

6. Mantenha o foco

Quando fotografar o livro, cuide o foco para que seja possível identificar os detalhes do produto.

Fotografia sem foco.


7. Tarjas e Logotipos

Não adicione quaisquer arte gráfica sobre as imagens do livro. Assim o comprador poderá pensar que você está encondendo algum detalhe importante, como uma mancha, rasura, corte, etc.



Tarja de desconto sobre a capa do livro.

>Logomarca sobre a capa do livro.

Considerações finais

Tenha bom senso ao colocar um livro à venda, não tente esconder detalhes importantes como rasuras, cortes, desgaste das bordas, etc. Afinal de contas o comprador que receber o livro irá analisar detalhadamente o produto comprado e, dependendo das condições, o comprador tem o direito de devolver o livro caso as características não coincidam. A devolução do livro por parte do comprador só irá lhe trazer transtornos e gastos extras.

Receba Novidades por E-mail